segunda-feira, 24 de agosto de 2009

5 Perguntas para André Morelli

Jornalista e colega de redação da revista Mundo dos Super-Heróis, André Morelli acaba de concluir o livro Super-Heróis no Cinema e nos Longa-metragens da TV, em pré-venda no site da Editora Europa. A obra apresenta resenhas e comentários de mais de 150 adaptações cinematográficas de personagens dos quadrinhos e é ilustrado com mais de mil fotos.

André Morelli responde as 5 Perguntas do Papo de Quadrinho desta semana:

Quanto tempo levou entre a concepção do livro e sua conclusão?
Acredito que da concepção até o livro chegar da gráfica foi cerca de um ano de muito trabalho e pesquisa.

Quais foram os critérios para escolher os filmes que entrariam e os que ficariam de fora?
O critério foi indicar filmes que se inspiraram em quadrinhos. Dessa forma, filmes como Hancock ou Darkman ficaram de fora, já que são personagens criados diretamente para o cinema. Em compensação, os filmes inspirados em personagens pulp foram incluídos, pois além de considerar a literatura pulp uma espécie de "pai" das histórias em quadrinhos, seus personagens mais famosos (Tarzan, Sombra) têm uma história longa relacionada às HQs. Outro critério foi deixar de lado produções infantis e mais ligadas ao humor, como Riquinho e Garfield. Essa regra só foi quebrada em histórias que brincam com os clichês dos super-heróis, como a comédia Heróis muito Loucos.

São mais de 150 filmes resenhados. Como vc fez para assistir a todos, inclusive aqueles difíceis de encontrar?
Como fã de quadrinhos e de cinema, eu já tinha assistido à maioria dos filmes citados no livro. Para os mais obscuros, tive acesso às coleções particulares de alguns dos colaboradores da Mundo dos Super-Heróis. Para os difíceis de verdade, a Internet foi essencial. O Superman indiano é um filme difícil de ser encontrado até na Índia, mas alguns malucos disponibilizaram o material online. E trabalhos como os fan filmes têm a rede como principal ferramenta de exibição e divulgação.

Quais foram as principais dificuldades que vc encontrou na confecção deste livro?
Foi acima de tudo um trabalho que precisou de tempo para ser concluído. Eram muitos filmes, muitas informações para serem cruzadas e checadas. E durante a produção do livro, continuei escrevendo matérias para a Mundo. Foi uma correria inacreditável, mas o esforço valeu a pena.

Comente algumas das principais descobertas que vc fez durante a pesquisa.
Foram tantas que fica difícil citar uma em especial. Desde o começo do projeto, o foco do livro foi ir atrás de curiosidades sobre os filmes. Algumas pessoas podem até estranhar o espaço dado para algumas produções que no próprio livro eu cito como ruins, mas no final vale como curiosidade. Alguns desses filmes se tornaram raridades e as imagens servem para mostrar que quando o assunto são adaptações de quadrinhos, já se produziu de tudo.

Super-Heróis no Cinema e nos Longa-metragens da TV pode ser encomendado a preço promocional de R$ 24,90 no site da Editora Europa, com previsão de entrega para 10 de setembro. Depois disso, o preço normal é R$ 39,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário