terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vale o Investimento: Capitão América: Operação Renascimento

Em tempos de Reborn – a minissérie que vai trazer o Capitão América (de novo!) de volta à vida – a Panini acerta ao lançar este encadernado que trata da morte do personagem numa outra época.

1995, para ser mais exato. A competência de Mark Waid como roteirista já é conhecida e, neste arco de histórias, ele justifica a fama. A premissa é bastante criativa: o mesmo soro do supersoldado que concedia poderes ao Capitão América passa a degenerar seu corpo.

A solução, brilhante: uma transfusão de sangue do único ser vivo que carrega o mesmo soro nas veias, com uma agravante – este homem é seu maior inimigo, o Caveira Vermelha.

Soma-se a isto a volta de outro personagem dado como morto – a ex-agente da SHIELD e ex-amante do Capitão, Sharon Carter – e tem início uma caçada ao Cubo Cósmico, em poder de um grupo neonazista.

Claro que tudo não passava de um plano do Caveira para recuperar o Cubo e brindar os leitores com uma viagem ao passado do Capitão, com direito a aparições de Bucky – nesta época também dado como morto – e até dos Invasores.

Quase imediatamente à conclusão deste arco, Waid conduz o Capitão América a uma segunda “morte”, esta metafórica: ele é acusado de traição e expatriado dos Estados Unidos. Nada poderia ser pior para o mais patriótico dos heróis.

O Capitão precisa limpar seu nome, enfrentar o andróide Mecanus e evitar um holocausto nuclear, ainda que para isso precise aliar-se novamente a um inimigo, o Doutor Destino.

O ritmo frenético do roteiro é potencializado pela arte de Ron Garney, nem tanto por sua técnica (que não é ruim) e mais pela diagramação e enquadramentos dinâmicos.

Capitão América: Operação Renascimento está nas bancas por R$ 29,90 e vale o investimento. É um tijolo de 268 páginas com ação do início ao fim, reunindo 10 edições (Captain America 444 a 448 e 450 a 454).

Altamente recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br