quarta-feira, 18 de março de 2009

DataTársis informa: Os 10 melhores filmes baseados em quadrinhos são...

Por Társis Salvatore

Todo mundo já fez uma lista oficial de filmes (bons e ruins) baseados em quadrinhos. Não poderia ser diferente, já que as adaptações já se tornaram praticamente um subgênero cinematográfico.

Em minha singela coluna, me atrevo a lançar minha lista e convido os leitores à aprovarem, contestarem ou simplesmente deixarem aqui suas próprias listas.

Preparados? Ai vai:

10 – The Rocketeer (1991)
Baseado nos quadrinhos com o mesmo título, é um filme divertido, que teria melhor sorte com os efeitos especiais que temos hoje. Ainda assim, eu gosto muito.





9 – Ghost World (2001)
Adaptação da história de um quadrinhista underground americano chamado Daniel Clowes. O elenco tem o grande Steve Buscemi. Muito bacana, foge dos filmes de super-heróis. Altamente recomendado.





8 – Estrada para a Perdição (2002)
Um drama maravilhoso, também para fugir das adaptações de super-heróis. Com Tom Hanks e Paul Newman entre outras feras. Detalhe é que esse é o único filme da lista que eu não li na versão original. Estrada para a Perdição é um gibi de Collins & Rayner. O filme, pelo menos é imperdível.


7 – Hellboy (2004 e 2008)
Guillermo del Toro trouxe com maestria as aventuras de Hellboy, um herói não tão famoso, mas muito interessante, para as telonas. São dois filmes excelentes.





6 – Sin City (2005)
Uma adaptação primorosa dos quadrinhos de Frank Miller. Deveria estar entre os três primeiros da minha lista, não fosse pelo fato de ter a mesma estética de 300, também de Miller.





5 – Batman Begins (2005)
Finalmente um filme do Batman decente. Mesmo sendo fã do maior gótico do mundo (Tim Burton), não deu para engolir os filmes do Morcego dirigidos por ele. Esse reboot trouxe o Batman de volta como um herói respeitável e uma fez uma bela introdução para o Cavaleiro das Trevas, que viria em seguida.



4 – Homem-Aranha (2002 e 2004)
Ótimo filme e boa continuação. Excelentes, divertidíssimos. Já o terceiro…






3 – Homem de Ferro (2008)
Um filme surpreendentemente bom e divertido, com Robert Downey Jr. e grande elenco. Muito bem dirigido, tem uma história bem adaptada e uma atualização inteligente para a origem do Ferroso.




2 – Superman (1978)
Foi a primeira grande adaptação de um super-herói para o cinemão. O roteiro e o elenco eram muito bons, os efeitos especiais enchiam os olhos em plena década de 80. (O filme é de 78, mas eu só o vi na década de 80; lembre-se do “delay” que existia antes da globalização).



1 – 300 (2007)
Para mim, a melhor adaptação de uma história em quadrinhos para o cinema. Por diversas razões, que vão desde o visual até o roteiro, passando pela ótima atuação de seus personagens. O visual, mesmo não sendo uma novidade - pois já havia sido experimentado com Sin City em 2005 - ainda impressionava. A Batalha das Termópilas não é uma história que venceu os séculos à toa. Filme nota 10.


Em tempo: este articulista não viu ainda Watchmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário