sexta-feira, 20 de março de 2009

Por que você lê scans?

Levando em conta a Enquete que o Papo de Quadrinho lançou no último dia 12 junto com a reportagem Como são feitos os scans, a maioria dos leitores do blog (48%) leem a versão digital das HQs para ter acesso a material clássico inédito no Brasil.

É uma maioria apertada, já que em segunda lugar (45%) vem a opção “Porque não tenho dinheiro para acompanhar todas as histórias que me interessam”.

A Enquete permitiu a escolha de mais uma justificativa. Na ordem, as outras opções mais votadas foram “Para conhecer uma HQ antes de optar pela compra” (29%), “Para me manter atualizado com o que está saindo lá fora” (24%) ou por “Outro motivo” (7%).

Outros 7% dos participantes da Enquete afirmaram não ler scans.

A questão é polêmica até entre o fandom. Contra os scans pesam, além da ilegalidade, fatores como a falta de portabilidade (mesmo quem tem um notebook não costuma levá-lo ao banheiro), o incômodo de ler na tela do computador e, mais importante, a paixão que os colecionadores costumam ter por suas revistas.

Muitos também alegam, não sem razão, da assepsia dos scans: faltam-lhes o prazer de folhear a revista, a textura do papel, o cheiro da tinta.

De todo modo, levando-se em conta o item mais votado na Enquete, alguns fãs de quadrinhos acham que ler certas HQs inéditas em formato digital ainda é melhor que não as ler de jeito nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br