domingo, 24 de maio de 2009

25 de Maio: Dia do Orgulho Nerd

Existe atualmente uma polêmica até que saudável em torno de ser “nerd” ou não.

Muita gente que curte quadrinhos, ficção científica e um monte de gadgets tecnológicos não gosta de ser chamada assim. Por quê?

Provavelmente porque este termo carrega uma carga pejorativa muito grande. A idéia de nerd ainda é a daquele cara sem vida social ou auto-estima, CDF e cheio de espinhas no rosto.

Acontece que o nerd atual é diferente. Muitos curtem quadrinhos com os filhos ou vão assistir a Star Trek com as namoradas.

No Carnaval deste ano, Papo de Quadrinho promoveu uma enquete: Quem gosta de quadrinhos gosta de Carnaval? Mais interessante que o resultado em si foi o debate bacana que isso provocou na comunidade do Orkut Mundo dos Super-Heróis.

Hoje em dia, parece, os nerds encontraram um termo que melhor define seus gostos: geek. Sem a carga negativa de antigamente, ser geek significa gostar de tudo aquilo de que os nerds gostam e também de carnaval, futebol, mulheres, tatuagens...

Nerds ou Geeks, como preferirem, também têm seu dia: 25 de maio. A data foi comemorada pela primeira vez na Espanha, em 2006, e é uma referência à estréia do clássico Star Wars, em 1977.

O canal por assinatura Multishow vem exibindo uma programação voltada para o assunto desde a semana passada em seus programas de linha. Hoje, vai exibir o documentário inédito Suck my Geek.

Para além de qualquer rótulo, o que importa para mim e, acredito, para a maioria dos leitores deste blog sobre quadrinhos, é a paixão que temos pela nona arte, desenhos animados, filmes de super-heróis, bonequinhos e afins.

Então, feliz Dia do Orguho Nerd para todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário