quinta-feira, 7 de maio de 2009

HQMix anuncia indicados e mudanças

A Editora Europa concorre este ano em duas categorias: Adaptação para os Quadrinhos, com o livro História do Brasil em Quadrinhos, e Mídia sobre Quadrinhos, com a revista Mundo dos Super-Heróis, que já faturou o troféu em 2007 e 2008.

A edição deste ano do prêmio vem com várias mudanças – notadamente a redução do número de categorias e a reestruturação de algumas delas – para, segundo os organizadores, atender “uma exigência da evolução do mercado editorial nacional e colocar a marca do Troféu HQMIX como referência de tendências”.

Foram eliminadas as categorias Desenho Animado, Ilustrador de Livro Infantil, Projeto Gráfico, Site de Autor e Blog/Flog de Autor. Outras - Quadrinho Independente de Bolso, Publicação de Quadrinho de Terror, Publicação de Minissérie, Blog de Quadrinhos, Site de Quadrinhos, Revista sobre Quadrinhos e Álbum de Aventura – foram incorporadas a categorias similares que, deste modo, tornaram-se mais abrangentes.

Mais uma novidade é que algumas categorias antes submetidas à votação aberta agora terão os vencedores escolhidos por uma Comissão Especial, algumas delas mediante inscrição. São elas: Chargista, Caricaturista, Cartunista, Articulista de Quadrinhos, Exposição de Quadrinhos, Eventos de Quadrinhos e Salão e Festival de Quadrinhos/Humor Gráfico.

Os vencedores das categorias sujeitas à votação serão escolhidos por dois mil profissionais durante o mês de maio. A cerimônia de entrega do Troféu HQMix 2009 está marcada para 7 de agosto, no Sesc Pompéia, em São Paulo.

Este ano, a estatueta do troféu será a personagem Mirza, a Mulher Vampiro, em homenagem ao quadrinhista Eugenio Colonnese, falecido em setembro passado aos 79 anos. O HQMix é coordenado pela ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil e IMAG – Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil.

Para mais detalhes sobre as novidades do HQMix 2009, clique aqui.
Para ver a lista completa de indicados, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br