domingo, 27 de setembro de 2009

Papo de Quadrinho viu: Superman/Batman: Inimigos Públicos

Há pouco tempo, eu disse aqui que Lanterna Verde: Primeiro Voo era a melhor animação lançada diretamente para consumo doméstico pela DC/Warner. Bem, vou parar de fazer este ranking porque os produtores vêm se superando a cada novo produto.

Superman/Batman: Inimigos Públicos é... fodástico!

Grande parte do mérito é de Jeph Loeb, autor do roteiro original da HQ na qual o desenho foi baseado. Mas Stan Berkowitz (o mesmo de DC: A Nova Fronteira) mostra bastante competência em amarrar seis edições de histórias em pouco mais de uma hora de animação.

Resumindo a trama: Lex Luthor, então presidente dos Estados Unidos, aproveita o iminente choque de um meteoro de kriptonita com a Terra para voltar a opinião pública contra Superman e seu aliado, Batman.

Assistir a dois ícones dos quadrinhos lutando lado a lado já é bom; ver o Superman do lado oposto ao poder constituído é ainda melhor.

A batalha contra dezenas de vilões, interessados na recompensa de US$ 1 bilhão oferecida por Luthor, é espetacular. Mas o bacana mesmo é o momento em que a dupla fora-da-lei enfrenta outros super-heróis que trabalham para o Governo: Capitão Átomo, Raio Negro, Estelar, Katana, Capitão Marvel...

Brigas entre mocinhos são sempre bacanas porque não se trata apenas de força física, mas do que cada lado acredita ser o certo (quem leu e gostou de Gerra Civil sabe do que estou falando).

Para além do roteiro de tirar o fôlego, com ação do início ao fim, está a técnica. Sem perder as características de um desenho animado e sendo bastante fiel à dinâmica de uma história em quadrinhos, há momentos em que os personagens parecem deslizar sobre a tela de tão perfeitos que são os movimentos.

Superman/Batman: Inimogos Públicos é, acima de tudo, uma história de amizade. Amizade sincera entre dois grandes homens que respeitam suas diferenças e conseguem extrair delas o que têm de melhor.

O desenho estará disponível a partir do dia 29 deste mês em três formatos: DVD simples, DVD duploe Blu-Ray. Imperdível!

Aproveite para conhecer as estátuas do desenho que a DC Direct lançou esta semana.

2 comentários:

  1. Se a animação só será lançada aqui em Dezembro devo supor que vc assistiu a versão americana ou baixou pela internet...estou correto?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas um jornalista não revela suas fontes... ;-)

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br