quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DataTársis Informa: Grandes filmes do universo nerd esquentam 2009

A partir de hoje, e toda quarta-feira, Társis Salvatore, colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis, passa a publicar um artigo com sua visão sobre os quadrinhos e a cultura pop em geral.

Na estréia, Társis comenta comenta alguns dos principais lançamentos do cinema no ano que começa...

Novidades e grandes franquias aparecem em 2009, para alegria dos apreciadores nerds do cinema. Os quadrinhos, claro, têm um grande destaque nos lançamentos daqui até o final do ano, já que praticamente se tornaram um subgênero cinematográfico.

DataTársis indica filmes os que mais chamam a atenção em 2009... mas com ressalvas:

The Spirit – O filme
Mais um clássico das HQ´s que virou filme, baseado na criação do gênio Will Eisner e dirigido por outro gênio dos quadrinhos, Frank Miller. Miller é um grande quadrinhista, mas parece não ter o mesmo êxito como diretor de cinema. A impressão que tenho é que esse visual “Sin City” está começando a se desgastar e, talvez por isso, a bilheteria não tenha rendido. A tendência é eu pagar para ver, pois as imagens são bonitas. O filme também conta com um grande elenco formado por Scarlett Johansson, Eva Mendes e Samuel L. Jackson. Previsão de estréia é 6 de fevereiro

X-Men Origins: Wolverine
Você gosta do Wolverine? Acha que o Hugh Jackman detona no papel? Sorte sua que ele apareça novamente na pele do mutante invocado, mas agora sem os X-Men. Estranho mesmo é que o número de mutantes coadjuvantes que faz parte da história contradiz essa ideia de um filme solo. À primeira vista, temos a impressão de que a Marvel está atirando para ver se algum outro personagem se destaca. Vamos ver como isso funciona no roteiro. A trama mostra as origens do baixinho mais invocado da Marvel antes de sua vida como X-Men. Provavelmente vou pagar para ver, mas não na estréia. A previsão é 30 de abril.

Dragonball
Baseado no anime de grande sucesso da TV, a história conta a aventura do jovem Goku que promete reunir os sete Dragon Balls que irão impedir o vilão Piccolo de dominar o mundo. Não sei se é porque sou velho mas eu nunca entendi esse desenho. Logo, nunca gostei. Tem uma história confusa, personagens confusos e uma pancadaria exagerada... e confusa! Ainda não dá para ter certeza do que esperar, mas se você é fã, boa diversão! Vou esperar passar na Sessão da Tarde da Globo. Previsão de estréia: 9 de abril

Watchmen – O filme
IMPERDÍVEL. Tive a chance de assistir a 30 minutos do filme e fiquei positivamente surpreso. Dá a impressão que o filme foi feito mais para os fãs do que para o grande público. Foi um risco e tanto assumido pelo mesmo diretor de “300 de Esparta”, Zack Snyder, o corajoso que adaptou a graphic novel do gênio Alan Moore para o cinema. Como já foi largamente divulgado na mídia, sobretudo aqui no Papo de Quadrinho, a história mostra um grupo de ex-super-heróis que se reúne para investigar o assassinato de um companheiro e acaba desvendando uma trama que pretende salvar o mundo de um cataclisma nuclear. Além das polêmicas que Alan Moore cria por ser contra a adaptação de suas criações para o cinema, o filme está envolvido em uma disputa judicial entre o estúdio Warner Bros. e a Fox, que alega ter direitos sobre a distribuição de Watchemen. Segundo a Paramount, a data de estréia não muda, será 6 de março. Se mudar eu espero, droga!

Star Trek
J.J.Abrams ficou famoso por ser o criador da série de TV “Lost”. Parei na segunda temporada, mas acho ele um cara bacana. Durante uma apresentação da Paramount no Brasil, Abrams comentou algumas sequências do filme e deixou claro que nunca foi um grande fã da série. Assim como ele, eu sempre preferi Star Wars. Só que quando as cenas do novo filme apareceram, foi sensacional! Ação de tirar o fôlego, sem detratar os personagens clássicos, que afinal de contas, são muito carismáticos. Ele levará às telas a nova versão cinematográfica da Jornada nas Estrelas (Star Trek) mostrando como foi o primeiro encontro entre os personagens clássicos da série de TV - Capitão Kirk, o Doutor McCoy e o vulcano Spock - em sua primeira aventura a bordo da USS Enterprise. Pelo que foi mostrado, o filme promete. A previsão da estréia é 8 de maio e está na lista de imperdíveis do ano. Se você é um nerd com pedigree, não pode e não deve perder.

O Exterminador do Futuro – A salvação
Esta já foi uma franquia de grande sucesso nos anos 80 que trouxe o atual governador da Califórina, o ex-ator Arnold Schwazeneger, no papel principal. Em seu quarto filme, a série retorna com uma nova roupagem e um novo protagonista, o salvador da humanidade, John Connor, vivido pelo ator de Batman, Christian Bale. A história narra o cerco à humanidade quando as máquinas tomam o mundo. Deve estrear em 5 de junho e ainda estou na dúvida se vale a pena. Não que seja ruim, mas não me empolgou. Talvez eu me arrependa e toda a trama do filme seja um aviso. Talvez eu seja morto pela minha tostadeira. Ainda não sei.

Transformers: A vingança dos derrotados
O título é estranho, mas Michael Bay foi o diretor que realizou o primeiro filme da franquia e volta agora com uma continuação. Pouca gente dava alguma coisa para o primeiro filme dos Transformers. Afinal, os personagens são uma linha de robôs de brinquedo que mudam de forma e que fizeram enorme sucesso nos anos 1980. Existem os Autobots, facção que quer proteger os humanos, e os belicosos Decepticons, que pretendem destruir a humanidade. O campo de batalha dessa raça de super-robôs alienígenas é novamente a Terra. Só que o primeiro filme foi muito bacana. A história, o elenco, os efeitos. Um baita cinemão. Agora é o caso de confiar na continuação. No elenco, volta o casal que se destacou no primeiro filme, os jovens Shia LaBeouf e a (maravilhosa) Megan Fox. Deve estrear em 26 de junho e estarei lá com o mega combo de pipoca para conferir.

Harry Potter e o enigma do príncipe
Primeiro você precisa saber que eu sou pottermaníaco!!! Sim, eu li os livros (que adoro) e assisti aos filmes (que também gosto). Ufa! Que alívio, confessei! Então, é certo que vou ver o filme e vou levar minha filha, que aliás viu o primeiro filme comigo quando tinha apenas TRÊS ANOS. Dirigido pelo diretor David Yates, é o sexto filme da franquia, que deve obedecer à ordem dos livros - ou seja, um livro por filme. É o penúltimo capítulo da saga de Harry Potter e mostra a luta da Ordem da Fênix contra a ameaça dos Comensais da Morte, guiados pelo grande Lorde das Trevas, "aquele-que-não-deve-ser-nomeado". A previsão da estréia é 17 de julho, nas Férias!

A Era do Gelo 3
Dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, a nova animação da série conta com os carismáticos Sid, Manny, Ellie e Diego, e paranóico esquilo Scrat. Previsão de estréia é 1º de julho, durante as Férias da gurizada. Só por ter um brasileiro na produção já me ufano. Mas nem preciso, porque Era do Gelo é um baita desenho animado. Estaremos no cinema com certeza.

Avatar
Há pouca coisa ainda na internet sobre a volta de James Cameron, o diretor de “Titanic” (maior bilheteria do cinema). Avatar é uma superprodução de ficção científica protagonizada por Sigourney Weaver. Adoro esse mulherão (em todos os sentidos) e o lançamento deve ser próximo ao Natal. Logo, irei conferir.

Boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br