segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Livro: A Arte de Ditko

A IDW coloca à venda no próximo dia 25 o livro The Art of Ditko, editado por Craig Yoe.

A biografia traz histórias desenhadas pelo grande artista, reprodução de originais e ensaios escritos por Craig Russel, John Romita e Jerry Robinson. A introdução é de Stan Lee, seu parceiro na criação do Homem-Aranha e do Doutor Estranho.

Pequena biografia:
Formado pela Cartoonists and Illustrators School de Nova York, Steve Ditko publicou seu primeiro trabalho em 1953, pela DC Comics, na revista Fantastic Fears. No ano seguinte, começou uma intensa produção de quadrinhos para a Charlton Comics, onde criou o Capitão Átomo, em 1960.

Estreou na Marvel com as revistas Strange Tales, Journey Into Mystery e Two Gun Western. Em 1966, Ditko deixou a editora e voltou para a Charlton, onde reformulou o Besouro Azul e voltou a trabalhar com seu Capitão Átomo.

Nos anos seguintes, continuou desenhando ativamente para várias editoras, como a DC, a Eclipse, Dark Horse e a própria Marvel. Atualmente, leva uma vida reclusa em Nova York.

Seus problemas de relacionamento com Stan Lee começaram já no tempo em que ambos criavam as histórias do Homem-Aranha, na primeira metade dos anos 60. As causas do afastamento dos dois nunca foram bem explicadas.

O clima esquentou mesmo décadas depois, numa entrevista de Ditko para a revista americana Wizard, em 2002. A polêmica envolveu os créditos pela criação do Homem-Aranha que, na sua visão, estavam sendo atribuídos exclusivamente a Stan Lee.

A sinopse divulgada pela IDW não revela se esta passagem da vida do artista é explorada nem o preço. É o tipo de lançamento que, infelizmente, nunca veremos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br