segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Exposição: Quadrinhos e os 120 Anos da República

A partir de amanhã (10) e até o dia 30 de novembro, os usuários do Metrô de São Paulo poderão rever, de forma lúdica, alguns dos principais acontecimentos que levaram à Proclamação da República em 1889.

A exposição História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República integra o programa Embarque na Leitura e reproduz, por meio de 20 painéis, trechos do livro em quadrinhos publicado pela Editora Europa.

Em fase de finalização, este é o terceiro lançamento do núcleo Mundo dos Super-Heróis, do editor Manoel de Souza (os anteriores são História do Brasil em Quadrinho – Independência - do qual fui roteirista - e Super-Heróis do Cinema e dos Longas-Metragens da TV).

Na nova obra, fatos como o Primeiro e o Segundo Reinado, a Guerra do Paraguai e a Abolição da Escravatura são reconstituídos pelo personagem do professor Daguerre a três crianças – os mesmos protagonistas de Independência - durante um passeio pelas ruas do Centro de São Paulo.

Novamente, os autores Edson Rossatto (pesquisa histórica, argumento e roteiro), Laudo Ferreira Jr. (desenhos) e Omar Viñole (arte-final e cores) basearam-se em diversas obras de arte sobre este período da História do Brasil como forma de remeter a adaptação para os quadrinhos aos livros da educação formal nas escolas.

A exposição na estação República do Metrô não só instrui os usuários sobre este importante fato histórico como também apresenta estas curiosidades, convertendo-se num programa para todas as idades.

Com muito orgulho, fui convidado para escrever a apresentação que ocupa um dos painéis desta exposição.

SERVIÇO:
Local: Estação República do Metrô – São Paulo/SP
Data: de 10 a 30 de novembro
Horário de funcionamento da estação: 4h40 min. às 00h00
Organização: Andross Editora e HQ em Pauta
Apoio: Editora Europa, Metrô de São Paulo e programa Embarque na Leitura.

2 comentários:

  1. Eae cara, blz? Sou o dono do www.camisasdogremio.net e gostaria de te pedir para que mudasses o banner do meu blog ali pois aquele está com o endereço antigo e fora do ar. O novo banner é este: www.camisasdogremio.net/ban1.png

    Linke para www.camisasdogremio.net

    OBRIGADO! ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. Salve, Diego.

    Não sei por que, o link não funcionou no blogger. Salvei na minha máquina e troquei. Pelo menos, funcionou. Também corrigi o Url da página. Qquer novo problema ou atualização, pf me avise.

    Abs!

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br